Piso aquecido: mais conforto na sua residência

Postado em | Admin

Com a chegada do frio muitas pessoas recorrem a diferentes formas para se manterem aquecidas em casa. Geralmente as lareiras e aquecedores têm uma grande busca nessa época do ano, mas hoje eu trouxe uma dica ótima e que vai ajudar muito no inverno: piso aquecido.

O piso aquecido é um sistema de aquecimento instalado embaixo do piso. A sua principal finalidade é criar um ambiente climatizado de maneira uniforme, sem prejuízos ao ar, ou seja, nem muito seco e nem muito úmido.

Ao contrário do ar condicionado, que tende a deixar o ar seco e ter um alto custo de manutenção, os pisos aquecidos apenas aumentam a temperatura da casa sem alterar a composição do ar e tendo pouca (ou nenhuma) manutenção.

O processo de controle e monitoramento das temperaturas é feito através de sensores colocados separadamente em cada ambiente. Dessa forma, é possível utilizar temperaturas diferentes, se assim for desejado.

Esse tipo de aquecimento é tido como um dos melhores devido à forma que é proporcionado, aquecendo inicialmente as extremidades humanas mais sujeitas ao frio, os pés, aumentando assim a sensação de conforto.

O piso aquecido tem dois sistemas mais usuais, que variam conforme o tamanho da casa e o tipo de reforma em andamento: os hidráulicos e os elétricos.

Sistema Hidráulico

No sistema hidráulico, o aquecimento acontece através de uma tubulação com água aquecida a gás (a caldeira geralmente é instalada na cozinha, lavanderia ou garagem) que passa por baixo do concreto.

Sistema Elétrico

Na opção pelo sistema elétrico, o aquecimento é realizado por resistências elétricas em forma de serpentina ou através de mantas de aquecimento, também instaladas abaixo do concreto.

Sistema Hidráulico x Sistema Elétrico

O sistema hidráulico é mais usado em imóveis com mais de 400 m², porque demanda mais energia para funcionar, valendo a pena apenas quando a área é maior. As pessoas usam mais o sistema elétrico. A interferência construtiva é menor, é mais fácil de instalar e mais econômico. A tecnologia funciona através de resistências colocadas embaixo do contrapiso da edificação, irradiando calor para o ambiente.

A dica é manter o sistema ligado, já que manter a temperatura é muito mais econômico do que gerar picos de energia para climatizar um ambiente novamente. Os sistemas utilizados possuem dispositivos que mantém a temperatura do ambiente uma vez que ela já tenha sido atingida.

O preço para a instalação do piso aquecido varia de acordo com cada projeto, e demanda a avaliação de um arquiteto para verificar qual é, de fato, o tipo de piso que terá o melhor custo-benefício ao cliente.

O mais indicado é colocar o piso aquecido quando a casa estiver em processo de construção ou, melhor ainda, na planta. O piso aquecido requer espaço, e ele ficará mais alto do que o normal, graças a todo o aparato que vai embaixo. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto entrando em contato pelo WhatsApp.