Evite dores de cabeça: 5 dicas para o seu planejamento de obras
Postado em | Admin
É só falar em obra que já começa a dar uma dorzinha de cabeça, né?! Mas fique tranquilo que seguindo essas dicas aqui você não vai mais ter estresse!
Prazos não atendidos, problemas com a regularização da obra, orçamentos ultrapassados, desperdícios, prejuízos e baixa produtividade são problemas frequentes de muitos projetos. Mas um planejamento de obras eficiente pode mudar esse cenário.
Para facilitar todo esse processo, separei aqui 5 dicas de como desenvolver um planejamento de obras assertivo:
1 - Estude a viabilidade da obra
O primeiro passo a se fazer quando se pensa em planejar a obra é conhecer bem o local e estudar a viabilidade de uma obra ali – avaliando, por exemplo, quais tipos de construção o local suporta. Isso é fundamental para definir se é possível e viável, física e financeiramente falando, fazer o que você tem em mente. A partir desse estudo será possível estipular o seu gasto e comparar para ver se ele cabe no orçamento.
Inclusive, um dos serviços que ofereço é a assessoria na compra de um terreno. Nele eu te auxilio exatamente nessa etapa de análise de viabilidade da obra.
2 - Criação do projeto arquitetônico
O projeto arquitetônico servirá como o guia da obra. Após fazer o levantamento médio dos custos, avaliando ser viável realizar a obra, você precisa contratar um arquiteto para realizar um projeto em cima das condições disponíveis no terreno e, claro, das suas necessidades e gostos pessoais. Além disso tudo, é preciso que o projeto respeite às leis para evitar multas e possíveis custos a mais. Algumas normas são regionais, mas no geral você precisa se preocupar com: meio ambiente, saneamento básico, funcionalidade e acessibilidade, entre outros.
3 - Legalização da Obra
Após aprovar o projeto, é preciso se atentar a todas as taxas e licenças que precisam ser pagas antes e durante as obras, para que não haja multas. A execução da obra só pode ser iniciada após aprovação do projeto pela prefeitura e, por isso, é interessante escolher arquitetos experientes e acostumados com as normas e diretrizes regionais.
Esse processo, que começa antes de se iniciar a obra, continua durante o avanço de cada etapa, até o final dela. No caso de construções comerciais, é necessária uma vistoria prévia do corpo de bombeiros, por isso, fique atento!
4 - Defina um orçamento para cada etapa
Estabeleça um orçamento e um prazo estimados para cada etapa da obra. Desta forma, será possível fazer um cálculo aproximado do quanto será gasto, antes do final da construção! Além disso, fica mais fácil administrar a verba. Caso uma etapa gaste mais ou menos do que o previsto, você poderá enxugar ou expandir os recursos de outra!
5 - Execute e acompanhe
Por fim, tão importante quanto planejar é garantir a boa execução do planejamento e acompanhar o andamento da obra de perto. Pode ser um processo cansativo, mas estar atento ao dia a dia do canteiro de obras vai te poupar muito tempo e dinheiro. Sempre tente entender como as coisas se desenvolvem, para compreender os problemas e buscar soluções rápidas quando (e se) eles surgirem.
Começar uma obra pode ser complicado se você não tiver um profissional da área ao seu lado, não é mesmo? Por isso, conte com o apoio de um arquiteto. Esse é o profissional mais indicado para te auxiliar em todas essas etapas. Quando você tiver interesse em realizar alguma obra ou até mesmo se está passando por alguma e gostaria de tirar suas dúvidas sobre o assunto, entre em contato pelo WhatsApp.